domingo, 4 de agosto de 2013

Realização!!!

Realização

O Projeto São Bartolomeu Vivo é uma realização do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com a Fundação Pró-Natureza - Funatura, Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Planaltina), Instituto Ipoema, Instituto Rede Terra, Instituto Universitas, Acespa - Chico Mendes, Polícia Militar Ambiental do DF e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).
Conheça um pouco mais sobre cada uma das instituições que torna a recuperação e preservação da região da bacia do Rio São Bartolomeu uma realidade.


FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Criada em 1985, a Fundação Banco do Brasil atua há 25 anos em favor do desenvolvimento do País, com ênfase na inclusão social e na promoção da cidadania, com respeito ao meio ambiente.
Nos últimos anos, a estratégia tem sido a de integrar as ações de educação com as de geração de trabalho e renda, tratadas como tecnologias sociais, com vistas a ampliar a sustentabilidade de empreendimentos econômicos e solidários e a criação de referências para políticas públicas. Essas ações se traduzem em programas estruturados que transformam a vida de milhares de brasileiros, com prioridade para comunidades de agricultores familiares, agroextrativistas, quilombolas, indígenas e catadores de materiais recicláveis de grandes centros urbanos.
A Fundação Banco do Brasil é idealizadora do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo por entender que a proteção do meio ambiente é um desafio de toda a sociedade, por isso a FBB decidiu aceitar esse desafio e promove o desenvolvimento sustentável na região da bacia do Rio São Bartolomeu e também em outras bacias por meio do Programa Água Brasil.

www.fbb.org.br
 
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

www.bndes.gov.br


FUNATURA


A Fundação Pró-Natureza (Funatura) é uma organização não-governamental brasileira, conhecida pelos projetos que desenvolve na área de conservação do meio ambiente.

Criada em 1986 por um grupo de profissionais da área ambiental, a Funatura foi declarada de utilidade pública em 1987, por Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República. 

 Em sua atuação na defesa do meio ambiente no Brasil, principalmente no que diz respeito à preservação da diversidade biológica e à melhoria da qualidade de vida das populações locais, a Funatura contribui para o uso sustentável dos recursos da natureza em todas as regiões do país, e em especial nos biomas Cerrado e Pantanal. 

Fonte: 
www.funatura.org.br



INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA  –  Campus Planaltina

Com o objetivo de oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, o IFB também é parceiro do São Bartolomeu.

O Campus Planaltina do Instituto Federal Brasília foi criado como Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF) em 1959. Em seus mais de 60 anos de história, o atual Campus Planaltina do IFB passou por mudanças diversas se integrando à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2008, quando a Lei n° 11.892 criou a rede de Institutos Federais.

Essa unidade está voltada à formação profissional nas áreas da Agropecuária e Agroindústria tanto no modelo tradicional quanto agroecológico. 

Fonte: www.ifb.edu.br

 

IPOEMA - Instituto de Permacultura: Organizações, Ecovilas e Meio Ambiente 

O Ipoema é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é ampliar a efetiva participação da sociedade civil na construção do modelo de sustentabilidade proposto pela Permacultura, prática que envolve o planejamento de ambientes sustentáveis, bioconstruções, uso racional da água, energias renováveis, sistemas agroflorestais, produção alimentar ecológica e organização social participativa.

Desde sua fundação, em março de 2005, o Ipoema teve cerca de 500 educandos em Permacultura por ano. Atualmente o Instituto beneficia diretamente mais de 5.000 pessoas por meio de palestras, oficinas, cursos e projetos socioambientais. 

 A Chácara Asa Branca Permacultura é  uma das unidades do Ipoema. É um espaço em que as habitações, o abastecimento e tratamento das águas, a produção de alimentos e atividades produtivas são exemplos presentes de aplicação da Permacultura. Recebe cerca de 10.000 visitantes por ano entre escolas, universidades, associações, empresas, órgãos do governo e famílias. Os projetos implementados na Chácara Asa Branca unem práticas ancestrais aos modernos conhecimentos, principalmente de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.

 Fonte: www.ipoema.org.br

 

REDE TERRA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra, é uma entidade da sociedade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, fundado em 1999 por agricultores familiares, técnicos agrícolas e educadores.

Há 10 anos nasceu a Rede Terra com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região da bacia do Baixo Rio São Bartolomeu, no Entorno do Distrito Federal.

A missão da Rede Terra é contribuir na construção de modelos de desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura familiar, fundamentado na agroecologia e que estimule a autonomia dos agricultores.

Fonte: www.redeterra.org.br


UNIVERSITAS 

 O Instituto Universitas foi criado em 22 de abril de 2005, buscando contribuir para a evolução do conhecimento.  Sua missão é apoiar e desenvolver iniciativas que visam o desenvolvimento do ser humano, especialmente aquelas relacionadas à ampliação do conhecimento como motor de transformação social, além de desenvolver ações sociais voltadas às populações sob risco social. 

Suas ações sociais são apoiadas com recursos financeiros captados em prestação de serviços a organismos públicos nas esferas federal, estadual ou municipal, em conformidade com o seu Estatuto e com a legislação pertinente, desenvolvendo ações e atividades voltadas à realização de pesquisas, trabalhos de consultorias nas diversas áreas do conhecimento e promoção de eventos em geral. 

Fonte: www.institutouniversitas.org.br

 

ACESPA - Chico Mendes

E uma organização sem fins lucrativos, que foi criada com o objetivo de prestar serviços a comunidade nas áreas de inclusão social e preservação ambiental. O nome da Associação é uma homenagem a esse grande ser humano, que deu sua vida em defesa do homem e da natureza.

Fonte: www.acespa-chicomendes.org.br

 

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Distrito Federal, é uma unidade subordinada operacionalmente ao CME (Comando de Missões Especiais). A Unidade foi criada através do decreto Nº 11.124 de 10 de Junho de 1988. Em 2003 foi assinado pelo Governador do Distrito Federal o decreto Nº 23.955, que transformou na estrutura da PMDF o Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Hoje o BPMA tem sua sede na cidade da Candangolândia  e possui vários destacamentos distribuídos pelo DF.

O BPMA tem como função, fiscalizar: dragagens, desmatamento, queimadas, obstrução de recursos hídricos, caça e pesca ilegal, extração irregular de recursos naturais e apreensão de animais domésticos ou silvestres quando são verificados maus tratos.

Até 2010 a unidade era denominada de Companhia de Polícia Militar Ambiental. Porém passou a ser denominada de Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

 

IBRAM – INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL 

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram) foi criado em 28 de maio de 2007 por meio da Lei nº 3.984, para ser o órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal.

O IBRAM possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial podendo, dessa forma, celebrar contratos, acordos e convênios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e cooperativas. Foi constituído como uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). 

Tem a missão de executar e fazer executar as políticas de meio ambiente e de recursos hídricos do Distrito Federal, bem como controlar e fiscalizar o manejo desses recursos a fim de propiciar o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal de forma a garantir à população os benefícios alcançados pelo crescimento econômico, sem colocar em risco a qualidade de vida dos moradores da região.

 
Fonte:  www.ibram.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário