domingo, 4 de agosto de 2013

Eleita coordenação do Comitê do Alto Rio São Bartolomeu!!!!!


Eleita coordenação do Comitê do Alto Rio São Bartolomeu




Representantes de organizações públicas e privadas, ONGs e cidadãos comprometidos com o meio ambiente se reuniram nesta manhã (26/07), na Casa do Ribeirão Sobradinho, com a finalidade de contribuir com as ações do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo - RSBV. Para isso, eles elegeram uma coordenação executiva que fará parte do Comitê do Alto Rio São Bartolomeu, grupo criado para unir esforços, ações e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da região. 

O secretário executivo do RSBV, Paulo César Araújo, explica que o Comitê foi formado para que “a sociedade se aproprie do Projeto, conheça as ações que estão sendo desenvolvidas, participe, faça sugestões e assuma um compromisso com essa iniciativa”.

Paulo lembra que este não é um comitê de Bacia Hidrográfica e sim um comitê operacional voltado às ações de recuperação ambiental na bacia do Rio São Bartolomeu, que pretende realizar ações práticas como mutirões de limpeza do rio e plantio de mudas, fiscalização e denúncia de crimes ambientais.

O Comitê do Alto Rio São Bartolomeu é formado por três representantes de cada um dos subcomitês das regiões de Planaltina, Sobradinho e Paranoá, que foram nomeados hoje, durante a reunião que aprovou o seu Regimento Interno.

Mery Lucy Souza, presidente da Associação dos Amigos das Florestas, será uma das representantes de Sobradinho e pretende propor ações ecopedagógicas visando a sensibilização ambiental. “Vejo uma forma de ajudar na mudança de comportamento das pessoas em relação à preservação e aos cuidados que se deve ter com essa bacia hidrográfica, por meio da educação”, afirmou.

A chefe da assessoria de planejamento e desenvolvimento sustentável de Sobradinho, Vilma Pereira Rodrigues, diz que já existe um Diagnóstico do Ribeirão Sobradinho (afluente direto do Rio São Bartolomeu) que avalia a situação de degradação do rio e propõe soluções. Para ela, a formação do comitê é essencial ao meio ambiente do Distrito Federal. “É fundamental para Brasília esse conjunto de atores que se reúnem, que discutem e que propõem ideias e soluções”, enfatizou.

O próximo passo do Comitê do Alto Rio São Bartolomeu será a realização de uma oficina para planejar as ações que serão executadas nos meses seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário